TRABALHO DO DIA 07 DE JULHO

Elaboração dos painéis das equipes na aula do dia 07 de julho de 2009. Trazer figuras (revista ou desenhar), papel metro, cola, indrocor e livros que fale do assunto da equipe.

Obs.: A equipe que não trouxer e faltar , perde 1,5 no seminário.

EQUIPE 1: Os fluxos de informações (tecnologias, internet, celular e outros);

Alunos: Luana, Jeslane, Patrícia Carvalho, Verônica, Carla C. e Adrieelle.

EQUIPE 2: Os fluxos de comércio (mercadorias);

Alunos: Daiane, Eliane, Jaqueline e Leidiane

EQUIPE 3: Os fluxos de pessoas (migrações e turismo);

Alunos: Mateus, Carlos, Robson, Denilton e Rafael.

EQUIPE 4: Redes de transportes

Aluno: Leandro, Cristiane, Eliane C., Greiza, Jakenildes e Alane.

EQUIPE 5: Globalização (desigualdade)

Alunos: Mariana, Dayane Kelly, Crisleide, Janaina e Adriely Serra.

EQUIPE 6: Globalização (problemas ambientais)

Alunos: Ângela, Carla B., Edneuza, Geisa, Isaias, Patrícia e Manoela.

terça-feira, 16 de junho de 2009


QUAIS EMPRESAS MULTINACIOAIS PATROCINA O SEU SÃO JOÃO?
AMBEV, Wal-Mart, MMS Saúde, Cachaça 51, Grupo Nove e Elma Chips, PETROBRAS, Skol, coca-cola

A Petrobras vai destinar este ano R$ 3 milhões para patrocínio e apoio a festas de São João na Bahia. O montante é 50% maior do que o investido pela empresa no carnaval baiano. A Kraft, fabricante de biscoitos, bolachas, balas e chocolates, também vê os festejos juninos como mais estratégicos do que a folia carnavalesca. A empresa decidiu patrocinar pela primeira vez a festa de São João de Caruaru, no interior pernambucano.

O objetivo tanto da Kraft quanto da Petrobras, bem como de outras marcas que voltam às atenções a essas festas, é regionalizar suas ações de marketing e atingir um público bastante diversificado.

De olho no público mais jovem, a Norsa, produtora e distribuidora dos produtos Coca-Cola na Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, também marca presença na Bahia, no São João da cidade de Amargosa, além de Ceará e Piauí. Paulo Sérgio Oliveira, gerente de marketing, diz que, por ser uma festa mais democrática e atingir um público grande e diversificado, o São João é tido como estratégico pela Norsa. "Não se ouve apenas axé, como no carnaval. Na Bahia, por exemplo, os eventos têm atrações do forró, sertanejo e também axé music. Isso agrega muita gente", explica.

Há cerca de 15 anos a multinacional faz ações de marketing no São João, e é a 13ª vez que patrocina a festa de Caruaru. As marcas escolhidas são o uísque Teacher´s e rum Montilla, produtos cujas vendas estão mais concentradas no Nordeste. Assim como para a Norsa, pesa na decisão de investir no São João o fato de a disputa ser menor com outros anunciantes. "Não somos apenas mais um em meio a tantas marcas e, assim, ficamos mais tempo na cabeça do consumidor", diz Deborah Caig, gerente de marketing da Pernod Ricard.
QUAIS EMPRESAS MULTINACIOAIS PATROCINA O SEU SÃO JOÃO?

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