TRABALHO DO DIA 07 DE JULHO

Elaboração dos painéis das equipes na aula do dia 07 de julho de 2009. Trazer figuras (revista ou desenhar), papel metro, cola, indrocor e livros que fale do assunto da equipe.

Obs.: A equipe que não trouxer e faltar , perde 1,5 no seminário.

EQUIPE 1: Os fluxos de informações (tecnologias, internet, celular e outros);

Alunos: Luana, Jeslane, Patrícia Carvalho, Verônica, Carla C. e Adrieelle.

EQUIPE 2: Os fluxos de comércio (mercadorias);

Alunos: Daiane, Eliane, Jaqueline e Leidiane

EQUIPE 3: Os fluxos de pessoas (migrações e turismo);

Alunos: Mateus, Carlos, Robson, Denilton e Rafael.

EQUIPE 4: Redes de transportes

Aluno: Leandro, Cristiane, Eliane C., Greiza, Jakenildes e Alane.

EQUIPE 5: Globalização (desigualdade)

Alunos: Mariana, Dayane Kelly, Crisleide, Janaina e Adriely Serra.

EQUIPE 6: Globalização (problemas ambientais)

Alunos: Ângela, Carla B., Edneuza, Geisa, Isaias, Patrícia e Manoela.

sábado, 6 de junho de 2009

Globalização é o termo utilizado para o processo de transformações econômicas e políticas que vêm acontecendo nas últimas décadas. A principal característica é a integração dos mercados mundiais com a exploração de grandes empresas multinacionais. Junta-se a isso a grande revolução tecnológica com o uso cada vez maior de telefones, computadores e televisão e a uniformidade das informações com o surgimentoe explosão da Internet e dos canais de televisão por assinatura. Com isso os países passam a interagir não só na economia e na política, como também na cultura.
Esse processo atual de globalização nada mais é do que a mais recente fase da expansão capitalista. Tal expansão visa aumentar os mercados e, portanto, os lucros, que é o que de fato move os capitais, produtivos ou especulativos, na arena do mercado. As guerras que sempre foram de caráter bélico, na idade contemporânea é cada vez mais econômica e o campo de batalha é o mercado mundial, altamente globalizado. A invasão atual muitas vezes se dá instantaneamente, on-line, via redes mundiais de computadores.
Outra visão típica da globalização é a dos especulativos de curto prazo, conhecidos como smart money (dinheiro esperto) ou hot money (dinheiro quente), pois são extremamente esquivos e insaciáveis por lucratividade, se movimentam com grande rapidez em busca de mercados mais interessantes.
Os fluxos de capitais produtivos, também conhecidos como investimentos estrangeiros, cresceram significativamente após a Segunda Guerra Mundial. O seu crescimento é a face mais visível da globalização. A maioria dos países empenha-se cada vez mais em atrair investimentos produtivos, porque geram riquezas e estimulam o crescimento econômico.
Referência:http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário